Siata Daina em Portugal


Fundada no ano de 1926, em Turim, por Giorgio Ambrosini, a Societá Italiana Auto Trasformazioni Accessori (SIATA) era inicialmente especializada em preparações para modelos Fiat. Ainda no período anterior à II Guerra Mundial, em 1939, a Siata apresenta o seu primeiro projeto próprio, o Amica, que apenas viu o início da sua produção em 1948. Com apenas dois lugares e disponível como coupé, descapotável ou spyder, o Amica estava equipado com um pequeno motor Fiat de 500 c.c. e 22 cv de potência, oferecendo ainda em opção uma versão de 25 cv. produzidos pelo motor de maior cilindrada de 750 c.c.
É no início da década de 50 que surge o Daina ou Gran Sport, baseado no Fiat 1400, e que foi o maior dos modelos oferecidos pela Siata. A carroceria em alumínio assinada pelos Stabilimenti Farina, Giuseppe “Nuccio” Bertone ou outros carroçadores da época, assentava sobre o chassis reforçado com travessas extra do Fiat, reduzindo o seu comprimento e mantendo também a suspensão de braços duplos na frente.
As primeiras unidades do Daina foram equipado com um motor 1400 c.c. de origem Fiat, devidamente preparado pela Siata – afinal a sua especialidade mecânica.
Este motor foi sofrendo sucessivas evoluções, sendo mais tarde substituído pelo V8 da também da Fiat, conhecido por ‘Ottu Vu’.
Os modelos Siata viajam para os Estados Unidos, onde a eficácia do Daina é confirmada na primeira edição das 12 Horas de Sebring, em 1952, na qual os pilotos Dick Irish e Bob e Fergus levaram um Daina ao terceiro lugar da geral e primeira lugar da classe, ultrapassando um Ferrari 166 e um Jaguar XK120. Ernie McAfee foi o distribuidor Siata na Costa Oeste dos Estados Unidos, e a imprensa americana elogiou os Siata para a sua excelente comportamento, estilo e surpreendente desempenho face à concorrência em eventos célebres como as Mille Miglia e a Coppa della Toscana. A O apogeu da popularidade da marca chega no entanto em meados da década de 50, quando o de ator e piloto Steve McQueen adquire um modelo BS523 a McAfee. Conta-se que McQueen supostamente terá substituído os emblemas originais por emblemas Ferrari e apelidado o carro do seu “pequeno Ferrari”.
Herança portuguesa
Com apenas um proprietário registado, este original Siata Daina Sport Coupé 1800, de 1953 foi comprado na época, novo para Portugal, pela família Matos Gil. Alvo de um recente trabalho de restauro rigoroso, tanto no interior como no exterior, mantém o seu motor original de quatro cilindros em linha OHV, 1817 centímetros cúbicos e carburadores duplos, com preparação Siata acoplado a uma caixa de 5 velocidades, com a 5ª em “Overdrive”, também preparada pela Siata.
O seu aspecto geral conjunto apresenta-se verdadeiramente resplandecente, com a sua pintura exterior a seu dois-tons, complementada por rodas com raios tão características daquele periodo.
O interior restaurado e forrado com alcatifas novas apresenta uma completa instrumentação, um rádio Pianola AM transistorizado, bem como a placa de homologação do Clube Português de Automóveis Antigos.
Talvez pelo seu aspecto irrepreensível, quando foi apresentado no último fim de semana a leilão pela conceituada empresa canadiana RM Auctions, este Siata Daina Sport Coupé 1800, de 1953 atingiu um valor de venda bastante superior ao esperado. Com as estimativas a variar entre os 80 e os 100 mil Euros, este magnífico exemplar deixou agora Portugal, acompanhado por um catálogo de vendas da época, por um preço final de venda de 173 600 Euros.
Mais informações em www.rmauctions.com
Texto: Jornal dos Clássicos
Imagens: RM Auctions
























Na ultima linha da grelha de partida da Taça da Cidade de Lisboa em 1953, está um Siata Daina que poderá ser o carro vendido recentemente.

Fonte: oestadodasartes.blogspot.com

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